sábado, 1 de outubro de 2011

EM DEFESA DA DEMOCRACIA E DA EDUCAÇÃO PÚBLICA
(veja em pdf)

A violência perpetrada pela polícia contra professores e estudantes acampados na Assembléia Legislativa do Estado do Ceará (ALECE) na quinta-feira, 29 de Setembro, expressa o estado de sítio em que vivemos. O governador Cid Gomes e seus(!) deputados têm adotado, continuadamente, uma postura truculenta e antidemocrática no tratamento das críticas, principalmente quando se trata dos servidores públicos, do movimento sindical e social do nosso estado. 

Esta postura levou o governador a mandar(!) o poder legislativo aprovar tediosa lei que estabelece um raio de 40 quarteirões em volta do Palácio da Abolição como área de segurança que pode ser interditada sempre que o governo quiser, legalizando seu medo e desprezo para com as lutas do povo cearense. A conjugação da força bruta com artificiosas manobras legais e midiáticas para conter o conflito convive, harmoniosamente, com a corrupção e os esquemas de enriquecimento ilícito amplamente denunciados no caso dos banheiros e dos empréstimos consignados dos servidores, ambos envolvendo figuras centrais do governo.
A arrogância governamental e sua predileção pelo desrespeito às leis do País são as verdadeiras culpadas pela greve dos professores da rede estadual e pelos transtornos decorrentes. Mesmo tendo sido derrotado na ação direta de inconstitucionalidade (ADIN) contra a lei que institui o Piso Nacional Docente, o governo insiste em não cumpri-la integralmente e propõe um ajuste que praticamente destrói a carreira dos mestres, com prejuízos inestimáveis à qualidade da educação pública.

Estes fatos põem em risco o futuro da educação pública no Ceará e a própria democracia. Pois se o governo quer impor uma estrutura de cargos e carreira sem dialogar com os professores, que são os sujeitos imediatamente implicados; se trata o amplo movimento de estudantes e professores como caso de polícia; se a imensa maioria dos deputados resolve atender, em regime de urgência, ao mando do governador, em detrimento do clamor de milhares de trabalhadores e estudantes... Estes são sinais claros de um regime de exceção que ameaça os direitos fundamentais de cidadania, democracia e liberdade.

Por isto, a diretoria da Sinduece repudia veementemente a conduta que o governo e a Assembléia Legislativa têm adotado para com a greve dos professores e coloca-se ao lado dos mestres e alunos que sustentam o movimento bravamente.

Ao mesmo tempo, convoca os professores da UECE a participarem do ato/passeata do movimento grevista que ocorrerá segunda-feira, dia 03 de Outubro, saindo da Assembléia Legislativa às 14 horas até o Palácio da Abolição. 

SOMOS TODOS PROFESSORES E ESTUDANTES! 
PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE! 
EM DEFESA DA DEMOCRACIA!


Diretoria da Sinduece
“Por trabalho digno, autonomia e democracia na universidade”

Nenhum comentário: