O Centro de Estudos do Trabalho e Ontologia do Ser Social - CETROS é um grupo formado por professores e alunos oriundos do Centro de Estudos Sociais Aplicados e do Centro de Humanidades da UECE cujas atividades se voltam para a formação, a pesquisa e a extensão. Surgiu em 2003 como um grupo de estudos composto por alunos da disciplina de Economia Política ministrada pelo Professor Epitácio Macário no curso de Ciências Sociais. Já no segundo semestre daquele ano, o grupo seria alargado com a entrada de alunas do curso de Serviço Social, vindo a ser formalizado logo em seguida contando com a entrada de professoras deste curso. Nos primórdios do ano de 2004, os participantes decidiram nomear o grupo abrindo novas perspectivas de atuação.
O Centro já pode ser considerado um grupo consolidado em função de sua intensa agenda de atividades cumpridas durante os seis anos de existência, congregando professores e alunos de diferentes áreas do conhecimento, primando, assim, por uma atuação multidisciplinar. Sua própria constituição expressa isso: ele é composto por alunos dos cursos de Serviço Social, Ciências Sociais e Economia e por um grupo de cinco professores(as) que abrangem as áreas da Filosofia, da Sociologia, da Economia Política, do Serviço Social e da Pedagogia.
Nos seis anos de existência (2004-2010), o grupo tem demonstrado grande potencial integrador e de ação, procurando planejar e desenvolver um conjunto de atividades dentro do espaço físico e acadêmico da UECE, abrangendo desde a formação teórico-política de seus integrantes, a orientação de pesquisas de Trabalho de Conclusão de Curso, atividades de pesquisa teórica e outras iniciativas abertas à comunidade. Conta com um calendário fixo de reuniões dedicadas ao planejamento e realização de atividades diversas, bem como ao estudo e aprofundamento teórico, demonstrando, desta forma, uma inserção orgânica no dia a dia da universidade.