domingo, 30 de agosto de 2009

MOVIMENTOS SOCIAIS E UNIVERSIDADE


Nasce a partir de dois outros encontros realizados em 2005 e 2007 pela FACEDI/MST. Ele é fruto do engajamento permanente e articulado dos trabalhadores, estudantes e professores nas lutas sociais, sobretudo na microrregião de Itapipoca. Envolverá diversas organizações – artísticas, estudantis, sindicais, ambientais, camponesas, docentes, indígenas, quilombolas, mulheres, diversidade sexual e representará um marco na constituição de uma aliança em defesa dos direitos sociais e de afirmação identitária e cultural, bem como fomentará um território de diálogos integrados para a definição de uma agenda de luta coletiva e significativa.
Será uma oportunidade para a síntese cultural: “O saber mais apurado da liderança se refaz no conhecimento empírico que o povo tem, enquanto o deste ganha mais sentido no daquele”, (FREIRE).
Esse debate em torno da crise estrutural do capital, seu metabolismo e seus efeitos sobre os trabalhadores, articulando os movimentos sociais e a universidade pública, visa também proporcionar condições para a organização político-cultural dos povos e avançar na construção de uma sociedade justa e igualitária, o que exige um processo revolucionário:mobilização, combatividade, resistência, autonomia, mística, alianças, e teoria e prática articuladas.
Programação (Folder)

quarta-feira, 3 de junho de 2009

TEXTO-BASE

Texto didático para utilização nas disciplinas de Filosofia do Trabalho no curso de Administração de Empresas:

Prof. Epitácio Macário
"A relação entre indivíduo e sociedade foi, e continua sendo, preocupação de todos os sistemas filosóficos, teorias sociológicas e psicológicas da cultura ocidental. Em alguns livros ou ensaios, os autores procuram esclarecer qual seu ponto de vista acerca deste problema, fundamentando-o n’alguma linha do pensamento social. Porém, mesmo quando o ponto de vista não aparece explícito, ele se revela nas entrelinhas do texto. Em resumo: qualquer esforço teórico, acerca da vida em sociedade ou do comportamento do homem, assenta-se sobre uma concepção da natureza da relação entre a individualidade e a sociabilidade, os ímpetos subjetivos e a norma social". (veja mais)

quinta-feira, 30 de abril de 2009

SEMINÁRIO

III SEMINÁRIO TEORIA POLÍTICA DO SOCIALISMO:
GYÖRGY LUKÁCS E A EMANCIPAÇÃO HUMANA
§ SEMINÁRIO CIENTÍFICO INTERNACIONAL §
Data: de 17 a 21 de agosto de 2009
Local: UNESP/Universidade Estadual
Paulista - Júlio de Mesquita Filho
Faculdade de Filosofia e Ciências -
Campus de Marília
Análise da obra teórica de György Lukács e de sua contribuição e importância para o marxismo internacional e brasileiro, debatendo as possibilidades que tal teoria nos oferece para interpretar e interagir com as questões sociais contemporâneas, principalmente com aquelas que dizem respeito à especificidade latino-americana e brasileira.

Participantes:
Dr. Antonio Carlos Mazzeo (UNESP-FFC) - Dr. Nicolas Tertulian (França) - Drª Ester Vaisman (UFMG) - Dr. Mauro Iasi (UFRJ) - Drª Arlenice Almeida da Silva (UNESP – FFC) - Dr. Carlos Eduardo Jordão Machado (UNESP – FCL / Assis) - Claudinei Cássio de Rezende (Mestrando na UNESP – FFC/Marília) - Dr. Marcos Tadeu Del Roio (UNESP – FFC) - Dr. Carlos Nelson Coutinho (UFRJ) - Dr. Antonino Infranca (Colegio Italiano de Barcelona / Espanha) - Marcelo Lira Silva (Mestrando na UNESP – FCL/Ar) - Dr. José Paulo Neto (UFRJ) - Dr. Ivo Tonet (UFAL) - Estevam Alves Moreira Neto (Mestrando na UNESP – FFC/Marília) - Dr. Ricardo Antunes (UNICAMP) - Drª Maria Lucia Silva Barroco (PUC-SP) - Drª Maria Orlanda Pinassi (UNESP – FCL/Ar) - Alessandro de Moura (Mestrando na UNESP – FFC/Marília) - Drª Ester Vaisman (UFMG) - Dr. Juarez Duayer (UFF) - Dr. Miguel Vedda (UBA / Argentina) - Fátima Cabral (UNESP – FFC/Marília) - Dr. Sérgio Lessa (UFAL) - Dr. Paulo Douglas Barsotti (FGV/CUFSA) - Dr. Andréa Catone (Università di Bari / Itália) - Anderson Deo (Doutorando na UNESP – FFC/Marília) - Dr. István Mészáros (Sussesx University – England)

PROMOÇÃO:
Departamento de Ciências Políticas e Econômicas Grupo de Pesquisa Cultura e Política do Mundo do Trabalho / Núcleo de Estudos da Ontologia Marxiana. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais: Linha Trabalho e Sociabilidade

Mais informações: clique aqui

sábado, 18 de abril de 2009

===== Lançamento de livro =====

Medidas e Proporcionalidade na Escola e no Mundo do Trabalho
(Maria Gilvanise de Oliveira Pontes)

A Administração Superior da Universidade Estadual do Ceará – UECE, a Direção do Centro de Educação – CED e a Coordenação do Mestrado Acadêmico em Educação – CMAE convidam V.Sª, para o lançamento do livro Medidas e Proporcionalidade na Escola e no Mundo do Trabalho de autoria da Profª. Maria Gilvanise de Oliveira Pontes.
Local: Hall do Auditório Prof. Paulo Petrola (Reitoria -
Campus do Itaperi)

Data: 30/04/2009 (5ª
feira)

Horário: 10 horas
Apresentação: Prof. Dr. José Pires – UFRN