segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

SEMINÁRIO

CRISE CAPITALISTA
questão SOCIAL e questão URBANA
========== Dias: 4, 5 e 6 de março/09 ==========
++++++++++++++++++++
(confira a relação dos trabalhos aprovados)
+++++++++++++++++

A história do capitalismo no último quartel do Século XX e limiar do Século XXI traz a marca de uma crise estrutural com graves conseqüências para a questão social e urbana. O crash do capital financeiro americano é apenas uma das formas de manifestação de tal crise, cujas determinações essenciais não podem ser inferidas apenas da forma financeira ou tributadas à conduta irresponsável dos jogadores do cassino mundial. Analisar a natureza e especificidade desta crise, as suas implicações sobre a questão social e o ordenamento urbano é responder a exigências fundamentais dos nossos dias.
É com este objetivo que se realizará o Seminário, cujas atividades versarão sobre as seguintes questões-chave:
a) Qual a natureza e especificidade da crise atual?
b) Como se caracteriza a questão social e urbana no atual quadro do capitalismo mundializado e que alternativas se apresentam para seu enfrentamento?
c) Qual o papel e a função da política no enfrentamento da questão social e urbana na forma como se apresentam hoje?
d) Que papéis e funções a universidade pública pode cumprir no enfrentamento das contradições postas pelo capitalismo contemporâneo?
Com isso, pretendemos realizar evento enfocando as contradições da mundialização capitalista, a inserção do Brasil na dinâmica econômica internacional e seus rebatimentos no trabalho, na questão social e urbana.
Nesse sentido, nossos objetivos específicos são:
a) Promover conferências, palestras, debates e comunicações de pesquisas em torno da especificidade da crise capitalista atual e suas implicações sobre a questão social e no ordenamento territorial urbano;
b) Refletir sobre a inserção do Brasil na economia internacional, o projeto econômico-político em curso e seus rebatimentos sobre o trabalho, a crise social e urbana.
c) Discutir os impactos das transformações do capitalismo contemporâneo sobre a universidade pública e o papel desta instituição em face da crise social e urbana.
d) Fortalecer a relação entre a universidade e a sociedade, difundindo o conhecimento crítico e selando compromissos entre os sujeitos coletivos engajados na transformação social.